terça-feira, 1 de março de 2011

Minha paixão por coisas antigas

Ganhei meu primeiro ATARI com 6 anos de idade, em 1992. Estávamos em plena era dos primeiros Nintendos, do Sonic... mas enfim... a gente sempre na pindaíba... lá foi meu pai comprar o meu ATARI 2600, em uma mercearia do bairro, onde além de gêneros alimentícios e de limpeza, o dono vendia produtos comprados no Paraguai.
Foi amor à primeira vista. E daí que não era dos mais modernos? Quer era top na já passada década de 80? Era meu primeiro videogame, e eu adorei! Gostava muito de jogos como Bermudas, a especialidade da minha mãe (uma emocionante batalha aérea? aos adeptos do X-BOX, como meu namorado, extremamente primitivo, mas e daí?), TomBoy, PacMan, Enduro (nesse último meu pai era muito bom - passava de fase com facilidade)... no Enduro eu apanhava, principalmente na parte da neblina. E eu nunca tive muito jeito com aqueles joysticks NADA ergonômicos, rsrsrs... Chegava a calejar o dedo polegar... mas lembro que dei pulos de alegria qd pela primeira vez consegui passar de fase no enduro... meus pais fizeram festa pra mim! (sim, eu jogava com eles, não tinha irmãos na época e tbm não tinha muito contato com os vizinhos, os colegas de escola moravam longe...).
Lembro-me que a imagem da nossa Panasonic colorida 20" (nossa primeira tv a cores) ficou mt prejudicada. Não sei ao certo o por que, mas deveríamos diminuir totalmente o contraste da tv ao ligar o videogame e depois retorná-lo aos níveis normais. Sei que logo a TV pifou e meu videogame estragou de vez (possivelmente por excesso de uso!).
Tive um tempo depois um Nintendinho (qd já era a época do Nintendo 64)... gostava de jogar Mortal Kombat... mas eu sentia mesmo era saudade do Atari.
Em 1999, uma loja aqui fez uma promoção de ATARIS! foi a festa dos saudosistas, como eu e minha família. Muita gente comprou, e eu o tenho aqui até hoje (com os novos controles, parecidos com os de nintendo, ao invés de joystick, a campeã de enduro era eu!!!). Além disso, recentemente meu namorado ter baixado os jogos no meu computador - e o legal é que quase não ocupa espaço no HD E quando cai a NET, é claro que se torna minha distração aqui! 
Tenho outras paixões tbm: discos de vinil (tenho até um compacto da Celly Campello, hahaha), fitas K7 (compramos um aparelho com cd em 1996, mas computador que gravava cd demorou! entao minha diversão era gravar minhas músicas preferidas na rádio - em geral pop rock e baladas românticas, isso aos 11, 12 anos de idade). 
Gosto de tudo que é antigo, clássico, vintage... sempre fui nostálgica, e sempre fui curiosa acerca de tempos que eu não vivi.
Em abril, o time da minha cidade, Operário Ferroviário Esporte Clube, vai jogar em Irati. Haverá uma excursão de trem até lá. O time nasceu da vontade de Germano Krüger, patrão dos ferroviários da RFFSA, de construir um estádio de futebol, para recreação dos funcionários. E eram os prórpios que formavam o time. O time foi fundado em 1912, bem como o estádio, que leva o nome de Germano Krüger. Bem que essa excursão poderia ser em uma Maria Fumaça... o o que importa é que será uma festa, e eu estarei lá!
Saudosista... essa sou eu!

3 comentários:

  1. Como somos parecidas, Heleninha. Amei o texto.

    ResponderExcluir
  2. Adorei o post! Eu tb sou saudosista, tantas coisas q tive q nao deveria ter me desfeito.
    Meu irmao tb teve um Atari mas eu era mto pequena, qnd estava em idade de jogar videogame ele tinha um Megadriver e eu adorava jogar Sonic e Moonwalker (cresci com MJ!) e tbm lembro de jogar (e perder sempre pro meu irmao) Street Fighter, e Golden Axe. Há uns anos atras ele baixou um emulador de Mega e varios dos jogos q ele tinha e mais outros...deu pra matar as saudades!

    ResponderExcluir
  3. obrigada, Natalia :D de vez em quando eh bom matar as saudades... :)

    ResponderExcluir