quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Dia dos Mortos.


FINADOS: dia de ir ao cemitério... há quem tenha medo. Eu não entendo. Cemitério é lugar de saudades, de nostalgia, de poesia... lugar de um pouco de dor, talvez, mas lugar onde percebemos que uma dia, a vida termina... pra recomeçar. São ciclos que se fecham. Nas arquiteturas dos túmulos e nas lápides podemos presenciar histórias particulares mescladas aos momentos históricos da ocasião daquela morte. Nas fotos, vemos olhares distantes, olhares sincero, vemos sorrisos. Pessoas que passaram por experiências parecidas com as que passamos. Que riram, choraram, sofreram, erraram, perdoaram e foram perdoadas, ou foram amaldiçoadas, esquecidas... ou ainda, que foram muito amadas e nem ficaram sabendo o quanto. É um lugar silencioso, convida a admirar as esculturas de anjos tristes, com as asas caídas... as cores quase sempre pastéis nos jazigos... É por causa de todas essas reflexões que sempre faço ao caminhar pelo lugar que é a última morada de muitas pessoas que eu concluo: este é um dos lugares que mais me traz paz e entendimento. Por isso que eu amo passear pelos cemitérios. E por isso também que odeio a falta de respeito daqueles vândalos que fazem todo tipo de profanação. É nessas horas que eu acho que os zumbis poderiam realmente existir e puxar o pé dessa turma!
Feliz dia 2 de Novembro!
Saudades dos meus entes queridos que já se foram, e esperança eterna de um dia reencontrá-los!
Helena Flávia de Mello Pistune

Nenhum comentário:

Postar um comentário